Por Ícaro Guimarães

14/03/2023

STIR/SHAKEN: está na hora do call center brasileiro se preocupar?

Com as atualizações de regras para as operações de telefonia no Brasil, a política regulatória traz ao centro do debate tecnologias que impactam os contact centers. Em meio às ações implementadas, o movimento do STIR/SHAKEN presente nos Estados Unidos e Canadá, também passa a ser estudado por autoridades brasileiras. No resumo a seguir, vamos entender em que pé está esse movimento e se chegou a hora das operações se prepararem!

O que é STIR/SHAKEN?

A tecnologia STIR/SHAKEN foi criada para verificar a autenticidade do identificador de chamadas. Em termos mais simples, é como se fosse uma assinatura integrada à operadora para garantir que a identidade do usuário é confiável. O objetivo desse movimento é diminuir o spoofing, ou seja, a ação de mascarar a identidade real de quem está ligando, um recurso frequentemente utilizado em golpes telefônicos. O STIR/SHAKEN ainda não está em aplicação no Brasil, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está atenta ao movimento.

Anatel estuda STIR/SHAKEN?

Sim! Em dezembro de 2022, a Anatel realizou um evento dedicado ao mecanismo STIR/SHAKEN, com especialistas da indústria e de prestadoras de serviços. O encontro virtual abordou as experiências internacionais com essa tecnologia, além dos desafios que a implementação nacional demandaria. Esse debate foi um dos primeiros passos oficiais do órgão em relação ao assunto, que promete amadurecer mais ainda em 2023.

Vale lembrar que no Brasil a Anatel regula normas para que contact centers atuem conforme regras estabelecidas e fiscaliza a adaptação dessas normas, que estão em constante atualização.

Para se ter uma ideia mais clara, entre as últimas normas estabelecidas pela Anatel estão as que visam a diminuição das robocalls, o fim da gratuidade das conexões de até três segundos e o controle de chamadas curtas. Ao não se adequarem a essas regras, os contact centers podem passar por bloqueio de serviços, comprometimento da operação, além do risco de altas multas.

A Khomp pode ajudar na adequação às normas

Atuando em mais de 70 países, a plataforma Manager One da Khomp já está adaptada para absorver todas as regulamentações oriundas do STIR/SHAKEN nos Estados Unidos e Canadá. E é exatamente por isso que nos adequaremos rapidamente caso seja implementada em outros países, como aqui no Brasil.

No Brasil, operações de diversos tamanhos têm usado a solução para se adequar às normas vindas da Anatel – oferecendo um reconhecimento de padrões de chamadas, entregando estatísticas de operadoras e gerenciando o número máximo de chamadas permitidas por lei.

Segundo Ygor Voltolini, diretor internacional de Vendas e Alianças, é importante que as empresas que operam contact centers estejam atentas:

“Mais do que nunca o termo Law Enforcement tem sido pauta de reuniões importantes, pois em todo o mundo tem operação lutando para se adequar. Mas essa batalha pode ser mais fácil quando se tem tecnologias como o Manager One. O resultado é impressionante!”


Quer saber mais?

Estamos em constante atualizações referentes às resoluções que afetam contact centers. Você pode ficar por dentro de todos detalhes da Guilhotina Regulatória da Anatel clicando aqui ou falando com o nosso time de especialistas: comercial@khomp.com

Facebook Twitter Linkedin

Leia a política de privacidade da Khomp